Nova "Vertigem", de osgemeos, abre neste fim de semana em São Paulo
dupla de grafiteiros e artistas plásticos osgemeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, inaugura neste fim de semana, em São Paulo, a nova versão da mostra "Vertigem". Após passagens por Rio de Janeiro e Curitiba, a exposição paulistana traz trabalhos apresentados nas duas cidades, acrescidos de uma série de novas obras concebidas pelos artistas especialmente para o Museu de Arte Brasileira da Faap.
Obras da dupla osgemeos fazem referências ao folclore nordestino; mostra "Vertigem"
abre neste fim de semana em São Paulo e trará muitas figuras amarelas e cabeçudas
O público que comparecer à mostra fatalmente irá deparar com várias figuras com narizes largos e olhos espaçados, típicas da dupla, que também assina o cartaz da Mostra Internacional de Cinema, com início previsto para hoje, em São Paulo. Além do traço característico, experimentações com música, luzes e jogos de espelhos refletem o esforço dos artistas para evitar a repetição e a constante associação com os personagens de cabeça amarela.
São cerca de 60 obras, entre esculturas, instalações interativas e até um grande painel que ocupa metade da sala. Traduzem o olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em cenários surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho por meio de cores alegres e personagens melancólicos.
Biografia
Paulistanos de 1974, os gêmeos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na arte de rua em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. Em 1993, osgemeos começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional e também do circuito comercial, em países como Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos.
Em 2007, osgemeos foram convidados para pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a fachada, às margens do Tâmisa, do prédio da Tate Modern de Londres. Em junho deste ano eles coloriram em Nova York o grande muro pintado por Keith Haring, em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston.
--------------------------------------------------------------------------------
"VERTIGEM"
Quando: de 25 de outubro a 13 de dezembro de 2009
Onde: Museu de Arte Brasileira - Faap (r. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo; de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h)
Quanto: Grátis
Informações: 0/xx/11 3662-7198
Comentários
Postar um comentário